Buscar
  • Alessandro Sassaroli

Arcade Style Gym: A academia gamer que você precisa conhecer




Anteriormente no artigo O que sua marca deve saber sobre quem joga videogame e come ao mesmo tempo”, foi abordado sobre que tipos de alimentos são consumidos durante um jogo, e com as pesquisas, a conclusão é sobre produtos nada saudáveis.


Sempre ouvimos frases do tipo: Videogame faz mal pra saúde" ou "Para de jogar, vai te causar tendinite"


Não é à toa que quando pesquisamos “videogame causa...” temos uma lista enorme que afirma que jogar é dar um game over na vida.


Mas e se eu te disser que dá pra jogar e se exercitar ao mesmo tempo?

E o melhor, de forma competitiva, com outras pessoas, competir consigo e seus limites!


As Academias Arcade Style Gym (Academia estilo arcade/videogame), existem!


E vieram para revolucionar alguns conceitos:


  1. Para dar play não precisa permanecer sentado por longas horas.

  2. A academia pode ser entretenimento também.

  3. Por que não exercitar a mente (jogando), e o corpo (malhando) ao mesmo tempo?


Tipos de Arcade Gym


Treino Convencional


Asphalt Green, este é o nome dado ao estilo de treino de uma academia em Nova York que possui uma sequência de exercícios intervalados e de alta intensidade, com equipamentos movidos a toque e pressão, além de monitoramento por tablets onde o personal trainer possa acompanhar o desenvolvimento de todos, para isso, os números no chão e nas paredes também resultam em pontuações, incrível né?



Desbloqueie Personagens se exercitando


A franquia de academia BLACK BOX , foi nomeada assim justamente pelo uso dos óculos que te levam a jogar durante os treinos, e já possui 6, todas localizadas nos Estados Unidos.


Durante os treinos, você pode pontuar conforme seu andamento, e cada parte do corpo pertence a um elemento, assim você vai subindo de nível e vendo em qual membro precisa focar mais.


O jogo possui personagens que são desbloqueados conforme você alcança cartas com o aumento dos níveis, assim você troca a carta por um personagem novo, basta manter o foco e prestar atenção durante os treinos.


Cada play + saúde


A EXERGAME, cria jogos voltados para treinamento cardiovascular, e cada aparelho é específico para uma parte do corpo, sendo eles caracterizados por ajudarem:

  • Aumento de grau de foco e cognitivo

  • Força no treinamento

  • Ajuda na imaginação (para crianças)

  • Sensor de terapia

  • Limites pessoais

  • Tensões no corpo

  • Agilidade e resistência

  • Treinos escolares

  • Equilíbrio e coordenação


Além disso, existem modelos adequados para cada idade, peso, corpo e fase da vida.


CHR m a x = 211 − 0 . 64 × g _e ( 1 )


Calma, isso é só uma das fórmulas usadas durante os estudos realizados sobre a eficácia desses treinos gamificados baseados na Exergame.


Se a parte científica matemática da coisa te encanta você vai se surpreender na quantidade de informações absorvidas durante a pesquisa que prova que jogar e malhar ao mesmo tempo, previne várias doenças.


Outra organização que trabalha junto com a Exergame é a LU, voltada para academias escolares, levando sistema de treino em forma de jogos interativos, da quadra até habilidades socioemocionais. Com isso algumas escolas já implementaram estes treinos que ajudam as crianças a serem mais saudáveis e intelectuais.



Treino Funcional

Imagine estar em uma bicicleta, fazendo seu aeróbico enquanto foge de uma espaçonave alienígena? Calma que não é nada ufológico, é apenas um dos games desenvolvidos pela Holodia, uma empresa com foco na tecnologia em aparelhos fitness, desenvolvedora de fones de ouvido e óculos que permitem essa imersão da realidade virtual durante os treinos.

Outros jogos te levam a realizar missões no espaço, a correr de erupções vulcânicas e até a nadar no fundo do oceano, me diz se não dá vontade de malhar agora mesmo?



Sonic Athletics

O jogo é simples, competição, 8 esteiras, Sonic, Tails, Amy, Shadow, SIlver e outros personagens clássicos disponíveis para te representar. A disputa é baseada no atletismo, possuindo então as categorias de 100 metros rasos, salto em distância e 110 metros com barreiras.


DanceClub

No Reino Unido, foi implantado nas escolas esse sistema de clube de treinos, em formato de dance games a Active Gaming Systems Ltd foi a criadora das plataformas que auxiliam os jovens a terem aptidão cardiovascular, composição corporal, força, agilidade, resistência, coordenação, equilíbrio, velocidade e tempo de reação.

Durante o ano letivo os alunos treinam e depois competem em jogos internos, o sistema tem jogos em parceria com a Nintendo Wii e a iniciativa surgiu com o objetivo de combater a obesidade infantil.


Agora fica a curiosidade... será que algum passo de dança do game foi utilizado em alguma trend do TikTok?


E se você viveu o hit de anos atrás com certeza você vai se lembrar do Just Dance, que aqui no Brasil também fez alguns jogos escolares adotarem como categoria das competições locais.


Parkour

Uma Academia criada em 2011 na Califórnia, chamada “freerunning”, foi a primeira a ser especializada para treinos de Parkour, com isso, os muros, rampas e toda temática foi inspirada no famoso jogo do Mario Bros.


Escalada

O jogo de parede de escalada VR, foi criado na Alemanha e carrega em seu sistema; duas câmeras, par de luvas com rastreadores nos dedos, fone de ouvido e sensores nas costas das mãos, pés e bumbum. O exercício ajuda em questões como equilíbrio, força muscular e coordenação motora.


Treinos esportivos já estão adotando a realidade virtual

Se você está ansioso para a Copa do Mundo no Qatar, vale a pena conferir o sistema tecnológico implantado nos centros de treinos nos ginásios de futebol.

Cada jogador consegue acompanhar em tempo real seu andamento e além disso existe um feed onde podem ver o de outros jogadores e se avaliarem como equipe.


Start Preciso

Uma implementação desse novo sistema de academias gamer no Brasil com certeza atrairia um público enorme, visto que uniria os apaixonados por videogame e tecnologias virtuais com quem diariamente se dedica e gasta dinheiro para ter um life style fitness. Se na Europa, Canadá, EUA e México deu certo, por que aqui também não daria? Basta enxergar a oportunidade de engajar e se destacar em um mercado onde nacionalmente é padronizado.


Com o tanto de academias iguais onde as pessoas pouco se interagem, o game com certeza seria um diferencial por obter:

  • Experiência

  • Entretenimento

  • Saúde

  • Estabelecer relações sociais

  • Atrair diferentes públicos



2 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo