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  • Alessandro Sassaroli

Dados do Mercado Brasileiro de Games

Atualizado: 25 de jun.

Conheça as principais fontes para entender o tamanho da indústria de videogames no país


O que você vai ler nesse artigo:

 

Introdução

Fontes da Indústria Brasileira de Games

Live Oportunidades para as Marcas no Mundo dos Games em 2022

Apresentação Oportunidades para as Marcas no Mundo dos Games em 2022

Quem sou eu (ou como posso te ajudar a entender as oportunidades dessa indústria)

 

Se jogamos videogames desde o final da década de 1970, arrisco dizer que os números dessa indústria são, de alguma forma, auditados desde então.


Ou seja, esse fenômeno não é de agora. Não é a toa que 3/4 dos brasileiros jogam videogames.


Hoje 75% da população brasileira joga alguma coisa.

O assunto está presente em todas casas do país. Na TV, internet ou no Shopping é impossível não perceber elementos da indústria gamer perto de você.


As marcas enfim começam a investir seriamente nesse consumidor. O tal do gamer.


Para isso, começaram a surgir bons números para amparar quem quer conhecer e investir nessa indústria.


Empresas como VISA, Sioux Group, IAB, Kantar Ibope Mídia e Newzoo investem recursos para trazer maior conhecimento sobre quem são esses consumidores, seus hábitos e as marcas que mais amam.


Conheça as principais fontes de dados sobre a indústria brasileira de games


Como você pode perceber, o que não faltam são informações.


Além do número de brasileiros que jogam continua a surpreender, você vai encontrar outras informações sobre mobile gaming e ticket médio do consumidor, por exemplo.


1️⃣ Data Stories: O Mundo dos Games (Kantar e IAB, 2022)

https://bit.ly/3OPvZzZ


2️⃣ Pesquisa Games Brasil (Sioux, 2022)

https://bit.ly/3HKmdwH


3️⃣ Brazilian Games Market Consumer Insights (Newzoo, 2020)

https://bit.ly/3tUuzvI


4️⃣ Jogos para Celular no Brasil (IAB, 2021)

https://bit.ly/3n4QxIO


5️⃣ Publicidade em Games On-line no Mercado Brasileiro (Toluna e IAB, 2021)

https://bit.ly/3tSNTJV


6️⃣ Faturamento do Mercado de Games no Brasil (Visa, 2021)

https://bit.ly/3tTnR9z


7️⃣ Pesquisa Jornalismo de Games no Brasil (Theogames, 2020)

https://bit.ly/3tOxRkj


8️⃣ Panorama do Mercado Mobile no Brasil (data.ai, 2022)

https://bit.ly/39MJT6T



Você quer saber mais como unir games e marcas?


Não é de hoje que eu venho falando sobre as oportunidades que o mundo gamer oferece para as empresas em busca de novos consumidores e fidelizar os que já existem.


Essa é uma verdade que não funciona só para as marcas. Entidades esportivas tem mostrado cada vez exemplos nesse mercado.


Gostaria de compartilhar contigo algum desses materiais.


Se achar interessante, por favor compartilhe internamente com seus pares e superiores.


Isso certamente vai te ajudar a gerar mais convencimento sobre a importância desse mercado.


Dá uma olhada abaixo!


 

Live Oportunidades para as Marcas no Mundo dos Games em 2022


Lá no meu perfil do LinkedIn, eu publico novidades e informações sobre o mundo dos games.

Posto bastante vagas de emprego na área também, caso interesse.


Em Abril de 2022, fiz uma live falando de todas as oportunidades que existem hoje no mercado brasileiro de games para as marcas, sejam elas endêmicas ou não a esse mundo.


Em linhas gerais, pode-se investir na audiência gamer no Brasil em diversas áreas:

  1. Conteúdo próprio

  2. Marketing de Influência

  3. Arenas

  4. Torneios

  5. Ligas

  6. Estúdios

  7. Web 3.0

  8. SAAS

  9. Startups

  10. Jornalismo

  11. Licenciamento

  12. In-Game Ads

  13. Mobile Gaming Ads

  14. Streaming/VOD/Vertical


Apresentação Oportunidades para as Marcas no Mundo dos Games em 2022


Essa apresentação tem 31 páginas e dá um aspecto geral de onde estão as apostas dos mercado para o ano de 2022.


Destaque para eventos como Brasil Game Show e BIG Festival que voltam com tudo após os dois anos de pandemia.


Nesse material, você também terá acesso a:


  • Pesquisa de Audiência com os canais Amenic e EduKof

  • Apresentação da minha visita à GDC (Games Developers Conference) que aconteceu em San Francisco esse ano

  • Análise do artigo YouTube Gamedemia

Para acessar o material, basta fazer o download:


🎮 Oportunidades para Marcas no Mundo de Games em 2022 (2)
.pdf
Download PDF • 17.14MB

 


Quem sou eu?


Foto Alessandro Sassaroli
Alessandro Sassaroli, Fundador da Sassahub


Meu nome é Alessandro Sassaroli, ou simplesmente Sassa.


Me acompanhe no LinkedIn para saber as novidades do mundo das marcas e games.


Passei boa parte da minha profissional ajudando marcas a entender as oportunidades que existem no mundo dos games e dos esportes.


Após 10 anos trabalhando na Editora Abril, fui o responsável pela a vertical de esportes do YouTube e logo após lancei o YouTube Gaming no Brasil.


Hoje tenho minha própria consultoria, a sassahub.com


Quer bater um papo comigo?


Conheça a Consultoria Expressa Marcas & Games.


Em 3 encontros, você saberá como sua marca pode fazer parte desse mundo.



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